Image Map

01/11/2017

Novembro Azul

Imagem de girl, hair, and californiaOi miga(o)! Andei sumida uns dias, mas tinha muita coisa para resolver e ainda tenho na verdade. Tive a semana de projetos de extensão na faculdade, umas aulas que havia perdido, duas apresentações de trabalhos e mais duas para semana que vem ainda devo apresentar. E até que minhas notas estão em um nível conhecido como "passando se arrastando, mas passando" me entende né miga(o)? Estou também com o projeto das resenhas dos meus livros lidos, e uma leitura em atraso (vou precisar reler tudo de novo, novamente pela 3x). 

Mas em meio a planos e coisas, vim apenas lembrar a você homem de ir checar seus exames e avisar aos outros e você mulher de lembrar aos seus amigos, familiares de irem reever e/ou fazer os exames. Mas não sabe do que eu estou falando? Vem comigo que eu vou te dizer sobre o que estou falando e sobre a importância de se cuidar e de alertar aos outros.
CÂNCER DE PRÓSTATA
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que produz e armazena parte do fluido seminal. Câncer de próstata é o tumor mais comum em homens acima de 50 anos. Os fatores de risco incluem idade avançada (acima de 50 anos), histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais e certos hábitos alimentares (dieta rica em gorduras e pobre em verduras, vegetais e frutas), sedentarismo e excesso de peso. Infelizmente, os negros constituem um grupo de maior risco para desenvolver a doença. - dados: drauziovarella.com.br

A maioria dos cânceres de próstata cresce lentamente e não causa sintomas. O câncer de próstata pode ser diagnosticado por meio de exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA). Caso sejam constatados aumento da glândula ou PSA alterado, deve ser realizada uma biópsia para averiguar a presença de um tumor e se ele é maligno. Se for, o paciente precisa ser submetido a outros exames laboratoriais para se determinar seu tamanho e a presença ou não de metástases.
  • Metástase: é quando o câncer se espalha além do local onde começou.
A CAMPANHA
Imagem de mustache, drink, and coffeeO símbolo do bigode representa a campanha do câncer de próstata. O movimento surgiu em 2003, na Austrália e logo se espalhou pelo mundo. Durante esse período os homens (conhecidos como Mo Bros) iniciam o mês de cara limpa e vão deixando o bigode crescer. As mulheres (Mo Sis) por sua vez, apóiam a causa ou usando bigodes postiços, ou camisas e acessórios! O movimento ficou tão conhecido, que passou a ser chamado de “Movember”, junção das palavras moustache + november.

A campanha tenta chamar atenção para a causa, nos países participantes, falando sobre a prevenção, sintomas e tratamentos. Além disso, todos os eventos realizados durante a época recolhem dinheiro, que é administrado pelo Prostate Cancer Foundation of Australia.
No Brasil, a campanha chegou por intermédio do Instituto Lado a Lado pela Vida a fim de vencer o preconceito pelo lado dos homens, com relação ao exame de toque.
O EXAME
O câncer de próstata é uma doença que demora a apresentar sintomas. Cerca de 20% dos casos não conseguem ser diagnosticados através do exame sanguíneo (PSA). O exame de toque retal permite que o médico avalie possíveis alterações na glândula, como o endurecimento, sendo o método mais preciso para a identificação de nódulos suspeitos. Portanto, o exame sanguíneo é complementar ao exame digital retal na busca de um diagnóstico precoce. - dados: uromed.com.br

3 comentários:

  1. Quantos trabalhos hein ç-ç se fosse eu, eu já teria tacado pro ar com o foda-se junto AGUSFGHUA sou esse tipo de pessoa sim, mas não desista de mim :')
    Novembro azul? Dessa eu não sabia, juro! Acho importante avisar o povo masculino com esses tipos de coisa, já que é algo perigoso e sensível. Vou ver se converso com meu pai e com o resto, só por precaução :') E também vou ver se consigo desenhar um bigode na mão~

    Mariposa de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha ela aqui! Conversa mesmo Ari, é importante tudo isso. E desenha sim, haha beijos

      Excluir
  2. Já irei aperriar papai para fazer também!

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para comentar! Respeitando os outros comentários e opiniões. Respondo ao comentário diretamente no seu blog, deixe a url! ♡