Image Map

03/10/2017

Outubro Rosa

Olá miga(o)! Como vai? Espero que bem. Semana das provas acabaram (como devem ter visto que deixei um pequeno aviso no blog) e mês de Outubro é o mês das apresentações de projetos na faculdade tanto sobre o mês rosa, quanto sobre assuntos variados que contam como carga horária. Mas falando sobre a postagem de hoje, você sabe o significado do mês? você tem vontade de ajudar? continue lendo que trago algumas coisinhas bem bem importantes pra você, não leve em consideração a postagem longa.
Último mês: Setembro amarelo, prevenção contra o suicídio.
O movimento popular é comemorado no mundo todo sobre a luta contra o câncer de mama, que estimula a participação da população, empresas e entidades. Tudo começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.

Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc.

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP. No dia 02 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa "num período efêmero" como relembra o secretário da Sociedade Veteranos, o Coronel PM (reformado) Mário Fonseca Ventura.

Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa européia de cosméticos iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao Outubro Rosa.
SOBRE O CÂNCER DE MAMA
Tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Especificamente no Brasil, esse percentual é um pouco mais elevado e chega a 28,1%.

Ter mais do que 55 anos de idade ou ter parentes próximos que tenham desenvolvido a doença. Mas, é importante que saiba: 80% das mulheres com câncer de mama não possuem histórico familiar relacionados ao câncer. Homens também podem desenvolver a doença. Porém, o risco do câncer de mama em mulheres é 100 vezes maior. 

Avise a sua avó, mãe, tia, madrinha, vizinha, tia-avó, prima, conhecida etc que o auto-exame deve ser feito uma vez por mês, todos os meses, 3 a 5 dias após o aparecimento da menstruação ou em uma data fixa nas mulheres que já não têm menstruação.

Dados da postagem: Instituto de Oncologia, Ministério da Saúde (1 e 2).

Falando sobre a campanha, acesse o site para saber mais como participar. Também mostram um aplicativo para divulgação. 


6 comentários:

  1. Olá, é realmente importante lembrar da importância dos exames de prevenção. Ano passado tivemos que escolher um tema para uma das disciplinas da escola e criar um projeto em cima dele. Acabamos escolhendo falar sobre o câncer. Foi um projeto que acrescentou muito, eu não fazia ideia que existiam tantos tipos de câncer. Ano passado uma das minhas professoras descobriu que estava com câncer de mama. Foi um choque, já que ela parecia estar bem. E então em um exame veio a notícia. Ela já está melhor, voltou a dar aula. Beijos, Mogevski.
    https://fragile-roses.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mô, adorei sua visita aqui no blog! E é importante os exames de qualquer tipo, seja pra doenças leves até aquelas que deixam sequelas marcantes na vida das pessoas e dos familiares também, porque afeta a todos. E ainda bem que ela está dando aula novamente, fico feliz por vocês <3
      Beijos.

      Excluir
  2. Olá, adorei a postagem! Sempre ouvi falar da campanha, já que conheci uma mulher que tinha câncer de mama, mas nunca fui pesquisar a fundo sobre isso. Adorei saber da origem dele, e também mais sobre esse tema.
    A questão de fazer o exame é muito importante, já que, muitas vezes, parece que a pessoa está bem de saúde. Fora que é melhor descobrir no começo para já procurar tratamentos e não deixar ficar pior.

    ~Abraços!
    ♡ Made by Lisa ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lisa, obrigada pela visita! E concordo com o que disse, o diagnostico precoce é importante. Bjs

      Excluir
  3. Esse post é de utilidade pública! Parabéns pela iniciativa e eu também apoio essa causa. Juntas somos mais fortes, né? <3

    Beijos, quebrarosilencio.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda! Obrigada pela visita e pelas palavras! Juntas somos mais fortes, com certeza. Beijos <3

      Excluir

Sinta-se a vontade para comentar! Respeitando os outros comentários e opiniões. Respondo ao comentário diretamente no seu blog, deixe a url! ♡