Image Map

01/09/2017

Setembro amarelo

Boa tarde miga(o). Passei um tempo sem postar né? O meu ultimo texto que escrevi a alguns dias, estava dando problemas no html (motivo pelo qual eu precisei apaga-la) e eu estou escrevendo agora torcendo para não dar os mesmo problemas que deu nela. Me conta como você está? Como passou a semana? Estou muito feliz pelo mês de setembro, além de ser meu aniversário, é também o aniversário de dois primos meus, estamos nos organizando para comemorar juntos. Essa postagem pode ser repetitiva e um pouco clichê para alguns, mas eu garanto que é importante para todos.

Para quem tem acompanhado minhas postagens desde o início, sabe que o mês de agosto foi um dos que mais me deixou transtornada pelo fato de ter perdido um amigo (mesmo não convivendo com ele recentemente) já fomos, em alguns anos atrás. Não vou dar muitos detalhes mas você deve ter visto em algum lugar isso (G1, Diário de PE) - Enfim, ele sofria de depressão por motivos pessoais e nós todos sabemos que é um dos fatores que mais predispõe para o suicídio. 

Quando estagiei no hospital pela primeira vez, mesmo não sendo na ala de psiquiatria, aprendemos com o precursor do estágio a analisar fatores além de biológicos e físicos, como fatores de risco relacionados ao suicídio: perdas recentes ou situação grave de parente, perda de uma relação pessoal próxima, quadro de depressão, comunicação (quando algum paciente ou familiar comentava sobre suicídio), tentativas de suicídio, desemprego recente, morando sozinho, até problemas financeiros que afetariam o mental. Diversas outras doenças mentais também podem levar ao quadro crítico que levaria a alguém tomar tal atitude, em prol de tudo isso vou explicar a campanha.

O setembro amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade no Brasil e no mundo. Ocorre no mês de setembro desde 2014, em locais públicos e particulares com  a cor amarela. Os transtornos mentais mais comumente associados ao suicídio são depressão, transtorno bipolar e abuso de álcool e de outras drogas. A esquizofrenia e certas características de personalidade também são importantes fatores de risco.

O CVV – Centro de Valorização da Vida (uma das principais mobilizadoras do Setembro Amarelo) é uma entidade sem fins lucrativos que atua gratuitamente na prevenção do suicídio desde 1962, membro fundador do Befrienders Worldwide e ativo junto ao IASP – Associação Internacional para Prevenção do Suicídio), da Abeps (Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio) e de outros órgãos internacionais que atuam pela causa.

O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email, chat e Skype 24 horas todos os dias.
A postagem inteira eu coloquei todos os links, mas se ainda assim tiver faltando algum, ou você tiver alguma dúvida, comente que eu responderei. 

10 comentários:

  1. Olá Ju! Como vai você, meu bem?

    Erros de HTML são um ó, dá até vontade de tacar tudo pro ar ;-; Eita, sinto muito pelo seu amigo, aposto que ele estar em um lugar muito lindo agora, te observando de pertinho. E eu entendo o lado dos dois, cujo seu amigo e você. Já sofri depressão, lá no começo de 2015, quando mudei de escola pela primeira vez. Foi algo horrível, e não quero entrar em detalhes, pois dói só de pensar nisso. Eu me cortava e tomava comprimidos, queria muito desistir de tudo, do mundo, das pessoas... De TUDO! Mas aí percebi que existem pessoas que me amam, que me apoiam e que se importam comigo, então parei com essas coisas e segui a vida, mesmo tendo problemas quase impossíveis de resolver.
    Sobre hospital: eu nunca tive a oportunidade de entrar em um psiquiatra, psicólogo e tals. Minha mãe até tentou marcar uma consulta para mim, mas no fim, ela acabou desistindo. Mas eu também não queria ir, já que ele iria me forçar a falar coisas que não queria.
    Eu amo o mês de Setembro. É um mês tão bonito e motivador. Só de escrever o nome dele, me dá vontade de dançar para a vida (wtf).
    Eu já fui em chamada no Skype com uma pessoa do CVV. Ele foi super gente boa comigo, conversou, me deu conselhos e tudo mais. Eu esqueci o nome do ser humano (ele me disse o nome dele pq perguntei :v), mas sério, ele foi muito amorzinho comigo, me tratou muito bem.
    Adorei a postagem, irá me ajudar muito em relação aos links e sobre o setembro amarelo. Obrigado moça~

    No momento, estou sem inspiração para criar posts, mas acho que semana que vem tem um post novo~

    Bolo de Bacon.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi miga! Estou muito feliz em saber que você, de certa forma superou isso e venceu sim! Precisar de alguma coisa, eu estou aqui, viu? E obrigada pela força e pelas palavras <3 E já já vai vim inspiração pra você, eu aposto!

      Excluir
  2. Olá! Tudo bem?
    Prazer sou a Yuki do blog Yuki no Yume.
    É muito triste sobre isso da depressão que pode levar a suicídio, e infelizmente, acontece isso no dia a dia.
    A minha mãe já passou por depressão, mas não foi tão grave, ela sempre gostou de viver e nunca pensou em suicidar-se, felizmente. A família cá de casa sempre tentou ajudá-la e já não tem depressão.
    Eu não conhecia essa campanha, eu só conhecia o outubro rosa, e se calhar vou falar sobre esse mês no blog.
    Eu amo o mês de Setembro porque cá em Portugal é a altura de comprar o material escolar para a escola e é o começo das aulas *começam na semana do dia 11 de Setembro.
    Eu também não tenho postado muito, porque quase ultimamente não estou em casa. Não és a única a não postar regularmente.
    Bjs! http://y-ukinoyume.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Yuki! Seja muito bem linda, bem vinda aqui (rs). Ah que ótimo, fico feliz pela sua mãe e sua família <3 é importante a participação de todos mesmo.
      Eu não conhecia o seu blog, mas vou visita-lo com certeza, muito obrigada por ter vindo!

      Excluir
  3. Olá, aqui é a Sii fingindo ser o Kuroi, mensageiro do Onigiri quase Prédio. Vim avisar que tem presentinhos pra você no Onigiri! <3

    Beijos,
    http://onigiri-quase-predio.com

    ResponderExcluir
  4. Oieoie, tudo bom?
    Que triste esse problema com html, as vezes acontece comigo tb, mas eu não sou boa mexendo com esses trecos ai fo*i tudo.
    Minha semana está sendo ótima.

    Eu fico muito triste com essas coisas, faz uns 4 meses que eu perdi meu tio, mas não foi por suicídio ou algo assim, ele tinha problemas na saúde desde que tinha 9 anos de idade, sendo meu tio caçula eramos muito próximo foi muito triste.
    Setembro amarelo é uma coisa muito linda, a gente nunca sabe quando uma pessoa fica triste por algo que falamos ou coisas assim e o mês de setembro é uma época para nós conscientizar disso e aprender que não é só no mês 9 que temos que fazer esse tipo de coisa.
    Adorei a postagem <3

    †sessão proibida†

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu!
      Meus pêsames pelo seu tio. Adorei o que disse sobre conscientizar sobre a empatia e amor ao próximo! Adoro ler teus comentários.

      Excluir
  5. Oi Ju, eu acho extremamente importante a conscientização pra prevenção ao suicídio. É um assunto muito sério e acaba passando batido às vezes ou as pessoas simplesmente não entendem, já vi muito disso. Eu sei o quanto é ruim essas sensações que predispõem... já estive em umas situações complicadas em que pensei diversas vezes nisso. Felizmente, eu não desisti e sempre vi uma luz no fim do túnel. Mas com outras pessoas, o quadro não é tão positivo assim e elas realmente levam à frente o ato de tirar a própria vida e isso é triste demais :( Espero que a gente passe a enxergar melhor as pessoas ao nosso redor e à nós mesmos <3

    Sexta Dimensão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yuri. Concordo com sua opinião e as vezes nosso julgamento em relação a isso para com as pessoas piora mais ainda.
      Obrigada pela visita!

      Excluir

Sinta-se a vontade para comentar! Respeitando os outros comentários e opiniões. Respondo ao comentário diretamente no seu blog, deixe a url! ♡