Image Map

19/09/2017

Cosmos: Sem medo do escuro (T1 - E13)


Como escapamos da prisão? Foi graças ao trabalho de gerações de investigadores, cientistas, navegadores e exploradores que adotaram cinco regras simples:
  1. Questione a autoridade! Nenhuma ideia é verdadeira só porque alguém disse; nem mesmo eu.
  2. Pense por si mesmo!
  3. Questione-se! Não acredite em nada só porque você quer. Acreditar em algo não faz com que seja verdade.
  4. Teste ideias pela prova obtida após observação e experimentação. Se uma ideia preferida não passar por um teste bem elaborado, está errada! Esqueça-a! Siga a prova aonde quer que ela o leve. Se não houver prova, não julgue!
  5. E, talvez a regra mais importante de todas: Lembre-se de que você pode estar errado! Até os melhores cientistas já estiveram errados em algumas coisas. Newton, Einstein e todos os outros grandes cientistas da história. Todos cometeram erros. Mas, é claro! Eles eram humanos.
Clique aqui para uma pequena "surpresa" para acompanhar o texto a seguir.
"Nós podemos explicar o azul-pálido desse pequeno mundo que conhecemos muito bem. Se um cientista alienígena, recém-chegado às imediações de nosso Sistema Solar, poderia fidedignamente inferir oceanos, nuvens e uma atmosfera espessa, já não é tão certo. Netuno, por exemplo, é azul, mas por razões inteiramente diferentes. Desse ponto distante de observação, a Terra talvez não apresentasse nenhum interesse especial. Para nós, no entanto, ela é diferente. Olhem de novo para o ponto. É ali. É a nossa casa. Somos nós. Nesse ponto, todos aqueles que amamos, que conhecemos, de quem já ouvimos falar, todos os seres humanos que já existiram, vivem ou viveram as suas vidas. Toda a nossa mistura de alegria e sofrimento, todas as inúmeras religiões, ideologias e doutrinas econômicas, todos os caçadores e saqueadores, heróis e covardes, criadores e destruidores de civilizações, reis e camponeses, jovens casais apaixonados, pais e mães, todas as crianças, todos os inventores e exploradores, professores de moral, políticos corruptos, "superastros", "líderes supremos", todos os santos e pecadores da história de nossa espécie, ali - num grão de poeira suspenso num raio de sol. A Terra é um palco muito pequeno em uma imensa arena cósmica. Pensem nos rios de sangue derramados por todos os generais e imperadores para que, na glória do triunfo, pudessem ser os senhores momentâneos de uma fração desse ponto. Pensem nas crueldades infinitas cometidas pelos habitantes de um canto desse pixel contra os habitantes mal distinguíveis de algum outro canto, em seus frequentes conflitos, em sua ânsia de recíproca destruição, em seus ódios ardentes. Nossas atitudes, nossa pretensa importância de que temos uma posição privilegiada no Universo, tudo isso é posto em dúvida por esse ponto de luz pálida. O nosso planeta é um pontinho solitário na grande escuridão cósmica circundante. Em nossa obscuridade, no meio de toda essa imensidão, não há nenhum indício de que, de algum outro mundo, virá o socorro que nos salve de nós mesmos. A Terra é, até agora, o único mundo conhecido que abriga a vida. Não há nenhum outro lugar, ao menos no futuro próximo, para onde nossa espécie possa migrar. Visitar, sim. Goste-se ou não, no momento a Terra é o nosso posto. Tem-se dito que a astronomia é uma experiência que forma o caráter e ensina humildade. Talvez não exista melhor comprovação da loucura das vaidades humanas do que esta distante imagem de nosso mundo minúsculo. Para min, ela sublinha a responsabilidade de nos relacionarmos mais bondosamente uns com os outros e de preservarmos e amarmos o pálido ponto azul, o único lar que conhecemos."
Carl Sagan
Esse texto como dito no título da postagem retirei do episódio 13 da primeira temporada da série Cosmos que estou fascinada e super indico para quem gosta de documentários e astronomia. Espero que você tenha gostado e deixo essa reflexão para vocês. Em breve comentarei mais sobre essa série incrível. Beijos e até logo!

Estou com vagas abertas para AFILIADOS, se tiver interesse leia mais aqui.

5 comentários:

  1. Uma pessoa muito especial deve ter indicado para você, não é mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não paaara né esse meninoo? KK melhor pessoa!

      Excluir

Sinta-se a vontade para comentar! Respeitando os outros comentários e opiniões. Respondo ao comentário diretamente no seu blog, deixe a url! ♡